(42) 3025 4242 (42) 9 9139 9890
Segunda a Sexta das 08h as 18h

Blog Ortoponta

ortoponta 23 de novembro de 2023

A postura correta nas atividades do dia, que inclui o trabalho, ajuda a evitar dores nas costas. Pensando nisso, o ortopedista, cirurgião de coluna vertebral e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda dá alguns conselhos para evitar que esse mal atrapalhe sua vida profissional e pessoal.

– Se você fica muito tempo sentado, faça intervalos de 10 minutos a cada 50 minutos para circular e aliviar a pressão nas costas e a tensão acumulada nos ombros e região cervical;

– Procure deixar o monitor a uma distância mínima equivalente ao comprimento de seu braço. Já a regulagem da altura da tela deve ser entre 15 e 30 graus abaixo de sua linha reta de visão.

– Caso fique muito tempo falando no telefone, evite apoiar o aparelho no ombro, isso força de maneira inadequada as estruturas do pescoço e coluna cervical. Segure sempre com a mão.

– Na hora de pegar algo pesado, fique atento! “Para não prejudicar sua coluna nesse momento, o indicado é que você carregue até 10% do seu peso, jogue o peso nas pernas e dobre os joelhos para pegar o objeto, nunca levantando com as costas.

– Se você trabalhe em pé, evite escorar sobre o balcão ou a mesa. Em caso de muito cansaço, o ideal é procurar um local para se sentar por alguns instantes.

“Além de seguir essas dicas, é fundamental que o indivíduo mantenha uma vida saudável, realize atividades físicas regulares, evite sobrecarga na coluna, aumente a ingestão de água e procure atendimento médico caso apareça algum desconforto na região para uma avaliação clínica correta e completa.